Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

PorExpresso das Ilhas,24 set 2018 16:37

José Filomeno dos Santos
José Filomeno dos Santos

José Filomeno dos Santos, antigo Presidente do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e filho do ex-Presidente da República do país, José Eduardo dos Santos, está em prisão preventiva, avança a imprensa angolana, citando fonte da Procuradoria-Geral da República.

'Zenu', como é conhecido, está acusado de vários crimes de falsificação, tráfico de influências, burla, peculato, branqueamento de capitais e associação criminosa, cometidos no âmbito do caso "500 milhões". 

No âmbito do processo, está a ser investigada uma transferência de 500 milhões de dólares de Angola para o Reino Unido (parte do dinheiro regressou, entretanto, ao país), numa operação que contou com a assinatura do então governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe, também acusado, e que fazia parte de um esquema mais vasto de criação de um Fundo de Investimento Estratégico, de perto de 30 mil milhões de dólares, fora de Angola. No centro da operação estava um consórcio formado por duas empresas próximas a Filomeno dos Santos, a quem caberia a gestão desses recursos. 

José Filomeno dos Santos foi formalmente acusado na sexta-feira. Além de 'Zenu' e Valter Filipe, foi também deduzida acusação a João Gaudens Pontes e António Bule Manuel. 

O filho do ex-Chefe de Estado angolano presidiu ao Fundo Soberano desde a sua criação, em 2012, até Janeiro deste ano, quando foi afastado pelo actual Presidente da República, João Lourenço. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 set 2018 16:37

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.