Urnas abriram no Egipto para eleições presidenciais com vencedor anunciado

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2018 6:51

As assembleias de voto abriram hoje às 09:00 (06:00 em Lisboa) para as eleições presidenciais no Egito, tendo o vencedor anunciado, o Presidente Abdel Fatah al-Sisi, votado dois minutos antes, segundo as imagens da televisão estatal.

O chefe de Estado exerceu o seu direito de voto no bairro de Masr al Yadida, no Cairo, antes do resto dos egípcios.

Os centros eleitorais abriram às 09:00 e as eleições duram três dias. 

Cerca de 59 milhões de eleitores, de quase 100 milhões de habitantes do Egito, estão inscritos para entre hoje e quarta-feira votar nas eleições presidenciais que vão reeleger Abdel Fatah al-Sisi, o mentor do golpe militar de 2013 e que afastou desta campanha os principais opositores. 

Sem rivais de peso após uma purga muito selectiva, a vitória do ex-marechal, 63 anos, está garantida. 

Moussa Mostafa Moussa, o único candidato que não se retirou da contenda ou não foi detido, é um fervoroso adepto do Presidente e optou pela quase total discrição durante a campanha.  

Com a eleição garantida, a principal preocupação do governo do Cairo consiste em garantir uma razoável taxa de participação para legitimar a reeleição de al-Sisi -- promotor do golpe de Estado que em julho de 2003 derrubou o Presidente islamita Mohamed Morsi --, e contrariar os apelos ao boicote da oposição. 

Nas eleições de 2014, que decorreram entre 26 e 28 de maio, al-Sisi obteve 96,91% dos votos contra Hamdeen Sabahi, com uma taxa de participação de 47,5% segundo os números oficiais, muito contestados pelas oposições. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2018 6:51

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 mar 2018 12:45

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.