União Europeia vai colaborar com a Guiné-Bissau nas legislativas de Novembro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,28 abr 2018 15:24

Depois da nomeação de um Governo inclusivo, a quem pediu a recuperação da "normalidade democrática", a União Europeia manifestou, através de um comunicado o interesse em colaborar com a Guiné-Bissau na organização das legislativas previstas para Novembro.

Para a porta-voz da representante para a Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, a nomeação de um Governo inclusivo e de um primeiro-ministro de consenso "são passos importantes para o restabelecimento do normal funcionamento das instituições".

"Encorajamos todas as partes a comprometerem-se com a nova oportunidade para a recuperação da normalidade democrática, do Estado de Direito e da estabilidade institucional", refere a mesma fonte.

Para a União Europeia, é a "hora de consolidar o progresso político e institucional, ter um programa e orçamento para o Governo apresentado e debatido na Assembleia Nacional Popular e iniciar os preparativos para as eleições legislativas", previstas para 18 de Novembro.

"Estamos prontos para colaborar com as autoridades da Guiné-Bissau para eleições legislativas transparentes e inclusivas em 18 de Novembro de 2018", sublinha o comunicado.

A União Europeia destacou também os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para ultrapassar o impasse político naquele país.

O novo Governo de inclusão da Guiné-Bissau tomou posse na quinta-feira, depois de uma crise política, que durou cerca de três anos, e tem como principal objectivo organizar eleições legislativas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,28 abr 2018 15:24

Editado porDulcina Mendes  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.