Em declarações à imprensa, à margem do encontro de trabalho que manteve com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus e ministro da Imigração e do Asilo do Grão-Ducado, Jean Asselborn, o governante adiantou que a agenda está a ser preparada com a embaixada da Rússia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou ainda que a vinda do chefe da diplomacia russa ao arquipélago já estava prevista, mas que por razões de agenda não foi possível a sua concretização mais cedo.
“Estava prevista uma passagem para a ilha do Sal, para uma conversa bilateral sobre assuntos que têm a ver com a cooperação e trocar impressões sobre situações políticas internacionais, uma vez que a Rússia tem sido um parceiro tradicional de Cabo Verde há muitos anos, assim como outros países europeus, EUA e o Brasil”, precisou.
Luís Filipe Tavares perspectivou igualmente que a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prevista para 17 a 18 de Julho, na ilha do Sal, vai ser um momento para manter contactos políticos ao mais alto nível.