Macron diz a Trump que taxas sobre aço e alumínio da UE são ilegais e erradas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,1 jun 2018 8:49

Emmanuel Macron
Emmanuel Macron

O Presidente francês avisou o homólogo dos Estados Unidos que a decisão de impor taxas à importação de aço e alumínio da UE é "ilegal e um erro" e que Bruxelas vai responder "de maneira firme e proporcional".

As declarações de Emmanuel Macron foram feitas na quinta-feira à noite, durante um telefonema com Donald Trump, de acordo com a Presidência francesa. 

O Presidente francês, que estabeleceu uma relação de amizade com o homólogo norte-americano, pediu a Trump que participasse nas negociações com a União Europeia (UE), a China e o Japão para reforçar as regras da Organização Mundial do Comércio, acrescentou o Eliseu, que não precisou a resposta de Trump. 

Na quinta-feira, Alemanha e França foram das primeiras vozes europeias a reagir à decisão norte-americana de suspender a isenção de taxas na importação de aço e de alumínio da UE, qualificando a medida como ilegal e injustificável. 

Também o Reino Unido declarou estar "profundamente decepcionado" com a decisão norte-americana. 

Antes, a UE já tinha anunciado que vai denunciar perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) a decisão norte-americana de suspender a isenção dos direitos de importação de aço e alumínio, garantindo igualmente de que irá responder "de forma proporcional". 

"Os Estados Unidos não nos deixam agora outra escolha que não seja a de recorrer à resolução de litígios da OMC e à imposição de tarifas adicionais sobre diversas importações dos EUA. Vamos defender os interesses da União em total cumprimento da lei comercial internacional", declarou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. 

O Departamento do Comércio norte-americano anunciou na quinta-feira a suspensão da isenção dos direitos de importação de aço e alumínio da UE, Canadá e México, numa decisão que dispara as tensões comerciais e provocará represálias dos parceiros. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,1 jun 2018 8:49

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 jun 2018 11:09

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.