​Teste de malária não invasivo ganha prémio de engenharia em África

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 jun 2018 12:12

Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o 'Matibabu', palavra suaíli para "tratamento".

"É um exemplo perfeito de como a engenharia pode desbloquear o desenvolvimento - neste caso, melhorando os cuidados com a saúde", afirmou em comunicado a júri do Prémio África de Inovação em Engenharia, Rebecca Enonchong.

O novo 'kit' de teste da malária funciona com um feixe de luz vermelha sobre um dedo para detectar mudanças na forma, cor e concentração das células vermelhas do sangue, afectadas pela malária, sendo os resultados enviados em um minuto para um computador ou telemóvel vinculado ao dispositivo.

Gitta tornou-se no mais jovem vencedor daquele prémio, no valor de 33 mil dólares (28.300 euros), foi seleccionado esta semana em Nairóbi, no Quénia, dando um importante passo no combate a esta doença mortífera em África.

"Vamos desenvolver [o kit] para os hospitais em primeiro lugar, para que as pessoas possam se familiarizar primeiro à marca e conquistar a confiança dos pacientes ao longo do tempo", disse Brian Gitta, citado pela agência de notícias Associated Press.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 jun 2018 12:12

Editado porFretson Rocha  em  24 jun 2018 19:36

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.