17 estados dos EUA processam Trump para exigir reunião de famílias imigrantes

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 jun 2018 7:49

Donald Trump
Donald Trump

Dezassete estados norte-americanos, incluindo Nova Iorque e Califórnia, processaram hoje a administração Trump para obrigar à reunião familiar dos milhares de crianças imigrantes que foram separadas dos pais na fronteira.

A notícia surge numa altura em que aumenta a pressão sobre a Casa Branca para voltar a reunir estas famílias: As autoridades têm 2.047 crianças que foram retiradas aos pais no âmbito da "tolerância zero" aos imigrantes ilegais, segundo informações avançadas terça-feira pelo secretário da Saúde dos Estados Unidos. 

Em relação à passada quarta-feira, dia em que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que iria suspender a medida, houve apenas uma redução de seis crianças sob custódia dos serviços de saúde. 

"Cruel, clara e simples" foram os adjectivos usados pelo procurador-geral de Nova Jersey, Gurbir Grewal, para classificar a actuação do governo sobre estes casos. 

"Não nos podemos esquecer: as vidas de pessoas reais estão em jogo", afirmou o responsável. 

Além de separarem as famílias que são apanhadas a tentar atravessar ilegalmente a fronteira, há vários relatos de crianças que são enviadas para lugares que ficam a milhares de quilómetros de distância dos seus pais. 

Os estados, todos liderados por procuradores-gerais democratas, juntaram-se a Washington, para avançar com uma acção judicial, argumentando que estão a ser forçados a arcar com o aumento dos custos de assistência social, educação e serviços sociais. 

Entretanto, alguns grupos de activistas pelos direitos de imigração também já pediram a um juiz federal de Los Angeles que ordenasse a libertação imediata dos pais e a reunião das famílias. 

Donald Trump anunciou na passada quarta-feira a suspensão da sua política de "tolerância zero", mas parece ser uma decisão temporária, tendo em conta as declarações do comissário da Proteção das Fronteiras e Alfândegas, Kevin McAleenan, que esta semana reconheceu que as autoridades tinham abandonado, "por agora", a medida.

Também o secretário da Justiça, Jeff Sessions, veio defender a separação das famílias, durante um discurso no Estado do Nevada, no qual afirmou que muitas crianças são trazidas para a fronteira por membros de gangues violentos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 jun 2018 7:49

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 mar 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.