Reino Unido publica proposta que garante "brexit íntegro e pragmático"

PorLusa, Expresso das Ilhas,12 jul 2018 8:14

O documento com as propostas detalhadas para um relacionamento futuro entre o Reino Unido e a União Europeia, que será publicado hoje pelo Governo britânico, garante um "'brexit' íntegro e pragmático", escreve no prefácio o ministro Dominic Raab.

"É uma visão que respeita o resultado do referendo e oferece um 'brexit' íntegro e pragmático", garante ministro britânico para a saída da União Europeia (UE), Dominic Raab, um eurocéptico que fez campanha pela saída, num excerto tornado público antes da publicação do resto do documento durante o dia.

O Livro Branco, intitulado "A futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia", sugere essencialmente a criação de uma área de comércio livre de bens, que garanta a continuação de trocas comerciais sem atrito nas fronteiras.

O Governo britânico propõe-se a respeitar um "livro comum de regras" que serão aplicados aos bens e produtos agrícolas, protegendo assim a actividade de muitas empresas britânicas que fazem parte de cadeias de fornecimento com países dos '27'.

Por outro lado, evita uma fronteira física com controlos e inspecções entre a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, e da República da Irlanda, país membro da UE, respeitando assim os acordos de paz assinados em Belfast em 1998.

De fora ficaria a área dos serviços, a qual o Governo britânico quer desenvolver, procurando novos mercados para além do europeu.

Dominic Raab reitera que este modelo respeita o desejo da maioria dos britânicos de saírem da UE, expresso no referendo de 2016, ao sair do mercado único e da união aduaneira, que implicava aceitar a livre circulação de pessoas.

Por outro lado, dá ao país, afirma, "a flexibilidade de que necessita para fechar novos acordos comerciais em todo o mundo".

O ministro reitera a importância de existir entre o Reino Unido e a UE uma parceria económica para continuar a existir uma "cooperação incomparável" na área da segurança e uma colaboração "inigualável" em questões transversais, como dados, ciência e inovação.

"E para reforçar essa cooperação, precisaremos de um novo modelo de trabalho em conjunto, que permita que o relacionamento funcione sem problemas no dia-a-dia e que responda e se adapte a novas ameaças e mudanças globais, ao mesmo tempo que retomamos o controlo das nossas leis", argumenta.

Raab está à frente do ministério para a Saída da UE há apenas três dias, em substituição de David Davis, que se demitiu esta segunda-feira por discordar com este plano.

A proposta, discutida e aprovada na semana passada pelo Governo britânico, foi recebida com críticas por deputados que preferem uma saída da UE sem acordo ou um acordo que não ofereça concessões.

Além de David Davis, também se demitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, que se queixou que Londres acabará por ter de aceitar cumprir regras feitas em Bruxelas e que vão limitar as negociações de acordos comerciais com países terceiros.

Associação económica "sem precedentes" com UE

Entretanto, o novo ministro britânico para a saída da União Europeia (UE), Dominic Raab, disse hoje que o "livro branco" sobre o 'brexit' que o Governo britânico deve publicar hoje propõe aos "27" uma associação económica "sem precedentes".

Raab, que assumiu a pasta do 'brexit' esta semana após a demissão de David Davis, disse, em comunicado, que a sua proposta de futura relação comercial prevê manter intactas as "cadeias de fornecimento profundamente integradas entre o Reino Unido e a União Europeia".

O plano, que ainda não foi apresentado a Bruxelas, "manteria um comércio de bens sem fricção" entre os dois lados do Canal da Mancha e evitaria uma "fronteira dura" entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, adianta Raab.

Ao mesmo tempo, "tirará o Reino Unido do mercado único e da união aduaneira" e concederá a Londres "a flexibilidade que precisa para assinar novos acordos comerciais em todo o mundo", acrescentou o ministro, um dos políticos do Partido Conservador que defendeu o 'brexit' na campanha para o referendo de 2016.

"Junto com esta associação económica sem precedentes, queremos também construir uma parceria de segurança que não tenha rival e uma parceria incomparável em questões transversais como dados, ciência e inovação", declarou Raab.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa, Expresso das Ilhas,12 jul 2018 8:14

Editado porAndre Amaral  em  3 abr 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.