Trump ameaça com saída da NATO

PorExpresso das Ilhas,12 jul 2018 9:17

Presidente dos EUA quer aumento das contribuições dos países membro da Aliança Atlântica. Caso contrário ameaça sair da organização e conduzir política de defesa dos EUA de forma unilateral.

Segundo o online Político o presidente dos EUA citado por fontes diplomáticas, terá alertado para as “grave consequências” para a aliança se os gastos com Defesa não crescerem rapidamente.

O jornal português Observador aponta que o presidente americano, através dos seus discursos, “tem estado focado nas exigências de que os 28 parceiros dos EUA na NATO assumam as suas responsabilidades. E, durante uma reunião com os líderes da Geórgia e da Ucrânia, esta quinta-feira, esse discurso subiu de tom. A posição assumida por Trump terá mesmo levado o secretário-geral da NATO a reunião do conselho do Atlântico Norte — o órgão político de topo da organização — para uma reunião exclusiva dos aliados”.

Em Janeiro de 2017, pouco antes de tomar posse como Presidente dos EUA, Trump já tinha atacado os aliados por “não gastarem o suficiente em matéria de defesa”, recorda o Politico.

À chegada a Bruxelas, na quarta-feira, Trump já tinha deixado claro que tinha viajado até ao centro da Europa para acertar contas com os parceiros NATO e para exigir que os gastos com o sector militar sejam aumentados, subindo para os 2% do PIB com que cada país se comprometeu. Aliás, antes mesmo de se juntar aos líderes dos outros 28 países, o presidente dos EUA já deixara promessas de pretender agitar as águas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 jul 2018 9:17

Editado porAndre Amaral  em  3 abr 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.