Cooperação espanhola aposta na saúde materno-infantil

PorNuno Andrade Ferreira,19 jul 2018 23:01

Carmen Montón
Carmen Montón(EFE)

​A ministra da Saúde de Espanha defendeu esta quinta-feira, em Tenerife, que o futuro da cooperação espanhola, na área da saúde, deve privilegiar a saúde materno-infantil.

Carmen Montón, participava numa sessão no Cabildo de Tenerife (uma espécie de governo da ilha) dedicada à cooperação e inserida no programa do Campus África.

“A cooperação com África deve passar por potenciar os projectos de cooperação sanitária no âmbito materno-infantil, não apenas na perspectiva da prevenção, através de programas de vacinação ou planeamento familiar, mas também de empoderamento dos actores locais, especialmente as mulheres, através da formação e da educação”, defendeu.

Para a governante espanhola é imprescindível que se sigam metodologias que incluam a adaptação aos sistema de saúde locais.

“Trata-se de trabalharmos juntos, de partilhar objectivos, de colaborar para resolver problemas”, acrescentou.

Perante uma plateia de bolseiros africanos, Montón afirmou o compromisso do executivo de Pedro Sáchez no cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas.

“Vamos unir esforços, recursos e firmar as alianças necessárias para melhorar os resultados na área da saúde”, comprometeu-se.

No encontro em Santa Cruz de Tenerife marcaram presença os ministro da saúde de Mauritânia e Guiné-Bissau, Kane Boubakar e Maria Inácia Có Mendes, respectivamente, além de um representante do Senegal. Esteve igualmente presente o conselheiro de Saúde do Governo Regional das Canárias, José Manuel Baltar, o presidente do Cabildo, Carlos Alonso Rodriguez e o reitor da Universidade de La Laguna, Antonio Martión.

O Campus África é uma iniciativa da Universidade de La Laguna (ULL), organizada a cada dois anos e que cumpre em 2018 a sua terceira edição. Cerca de uma centena de bolseiros, de vários países africanos, incluindo Cabo Verde, participam neste campo de verão da ULL, que se prolonga até dia 26. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,19 jul 2018 23:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 jul 2018 14:02

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.