Presidente Nicolás Maduro elimina cinco zeros ao bolívar

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 jul 2018 6:21

Nicolas Maduro
Nicolas Maduro

O Presidente da Venezuela anunciou que vai eliminar cinco zeros ao bolívar, dois a mais do que o esperado, na sequência do processo de reconversão monetária previsto para 20 de Agosto.

"A reconversão económica, monetária, baseada no programa de recuperação económica, arranca no próximo dia 20 de Agosto, de maneira definitiva, com a emissão do novo bolívar soberano", declarou Nicolás Maduro. 

O chefe de Estado falava no palácio presidencial de Miraflores, numa alocução ao país transmitida em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões venezuelanas.  

O chamado bolívar soberano, substituto do bolívar forte, foi anunciado em Março e devia ter entrado em vigor em Junho. 

De acordo com o líder venezuelano, a nova moeda vai estar indexada ao petro, a cripto moeda venezuelana, "para estabilizar e mudar a vida monetária do país de maneira mais radical". 

Na mesma ocasião, Maduro explicou que irá remeter um decreto à Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime) sobre ilícitos cambiais, que terá como propósito incentivar e permitir o investimento em moeda estrangeira no país. 

Como parte das medidas para estabilizar a economia, Maduro assinou um decreto para isentar de impostos, por um ano, as importações de algumas matérias primas, consumíveis, materiais para a agroindústria, peças de reposição, equipamentos e produtos manufaturados. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 jul 2018 6:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 abr 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.