A cada 40 segundos uma pessoa suicida-se

PorExpresso das Ilhas,10 set 2018 14:43

Muitos emitem sinais de socorro antes de tentar o suicidio
Muitos emitem sinais de socorro antes de tentar o suicidio(gettyImages)

Assinala-se hoje, 10 de Setembro, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Dados da OMS indicam que por ano um milhão de pessoas morrem por suicídio, sendo que são de 10 a 20 milhões as tentativas de por termo à própria vida. Em Cabo Verde está entre as 10 principais causas de morte.

É a 13ª causa de morte a nível mundial, afectando particularmente adolescentes e adultos até aos 35 anos. Entre jovens de 15 aos 29 anos chega a ser a terceira causa de morte. As crianças também fazem parte desta triste realidade: entre crianças dos 10 aos 14 anos o suicídio é a 7ª causa de morte.

Por cada morte por suicídio há entre 10 a 20 tentativas falhadas. Os dados da OMS dizem ainda que a taxa de suicídio é maior entre os homens do que nas mulheres: em média, são três casos de suicídio de homens para cada mulher

“90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso a tratamento e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio”, afirma o presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal) citado pela agencia noticiosa brasileira EBC.

Segundo o psiquiatra, em geral, a maior parte das pessoas que tenta colocar fim à vida sofre de algum tipo de transtorno mental.

Informações da OMS apontam 30% de casos de morte por suicídio relacionados à depressão, 14% derivados da esquizofrenia, sendo que a ingestão de álcool tende a ser um factor agravante, estando relacionado a 18% dos números de mortes.

Existem outras causas por trás de alguns suicídios, nomeadamente aqueles realizados “por impulso, por pessoas que se encontram em grandes colapsos como crise financeira, amorosa, doença ou situações de perda. Situações de violência ou discriminação racial e sexual também tendem a despertar comportamento suicida”, esclarece o médico.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, assinalado a 10 de Setembro, foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde. A data serve de alerta aos governos dos países e apela à prevenção.

A sociedade e cada individuo em particular são chamados a participar, quer através de acções colectivas como singulares.

Um dos meios que ONGs e associações que trabalham na prevenção do suicídio estão a usar para alertar sobre este problema são as redes sociais, lançando nestas plataformas campanhas de informação e prevenção.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 set 2018 14:43

Editado porAndre Amaral  em  3 jun 2019 23:22