Mais de 600 estradas bloqueadas em Hong Kong após passagem do tufão Mangkhut

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 set 2018 7:33

Estragos causados pelo tufão Mangkhut à passagem por Hong Kong
Estragos causados pelo tufão Mangkhut à passagem por Hong Kong

Mais de 600 estradas estão bloqueadas em Hong Kong devido aos destroços provocados pela passagem do tufão Mangkhut, no domingo, que deixou mais de 200 feridos naquele território, noticiou hoje um jornal local.

De acordo com o South China Morning Post, centenas de estradas encontravam-se hoje de manhã cortadas ao trânsito, devido a inundações e à queda de árvores. 

As principais companhias de autocarros anunciaram também esta manhã a suspensão da maior parte dos serviços. 

Depois de devastar o norte das Filipinas, onde provocou pelo menos 65 mortos, segundo o último balanço oficial, o Mangkhut atravessou o mar do Sul da China no domingo, atingindo a China continental e as regiões administrativas especiais de Hong Kong e de Macau. 

Durante várias horas, tanto Macau como Honk Kong estiverem sob o sinal 10 de tempestade tropical, o máximo na escala de alerta. Em Macau, o último balanço aponta para 17 feridos. 

Em Hong Kong, o governo local descreveu os danos como "sérios e importantes", de acordo com a agência France-Presse (AFP), que refere mais de 300 feridos. 

Assim que os ventos diminuíram, no domingo à noite, a protecção civil iniciou os trabalhos de limpeza nas ruas. Em vários pontos da antiga colónia britânica podia ouvir-se o som de motosserras a cortarem árvores, escreve a AFP. 

A grande limpeza intensificou-se hoje, pela madrugada, enquanto milhares de pessoas se esforçavam para regressar ao trabalho. 

Algumas áreas do território foram atingidas por deslizamentos de terra e inundações, ao passo que as rajadas de vento de 230 quilómetros chegaram a fazer tremer arranha-céus. 

Na região vizinha, em Macau, e pela primeira vez na história, os 42 casinos estiverem encerrados durante a tempestade tropical. 

O tufão Mangkhut, que entretanto se converteu numa tempestade tropical, também já causou pelo menos quatro mortos na província de Guangdong, sul da China, devido à queda de árvores e materiais de construção, informou hoje a imprensa estatal. 

O sul da China continental continua hoje a ser atingido por chuva e ventos fortes, com o Mangkhut a atravessar a região autónoma de Guangxi, em direção à província de Yunnan, no sudoeste do país.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 set 2018 7:33

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.