Notre-Dame depois das chamas

PorExpresso das Ilhas, Agências,16 abr 2019 7:23

​O incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, foi dado como extinto na madrugada desta terça-feira. As chamadas, que deflagraram na segunda-feira por volta das 18h50 (15h50 em Cabo Verde) consumiram dois terços do topo do edifício.

A torre central e o tecto sucumbiram às chamas, que chegaram a ameaçar a torre norte as duas torres foram poupadas. A estrutura, o altar, a cruz de Cristo e as relíquias não terão sido destruídos. Os vitrais das rosáceas mais antigas estão a salvo e o órgão não ficou queimado, podendo ter sido danificado pela água.

“Do que consigo ver, os vitrais não foram afectados, as três belas rosáceas que datam dos séculos XII e XIII ainda lá estão”, afirma o porta-voz da Catedral, André Finot.

“O órgão não foi queimado de todo. Pode ter sofrido alguns danos por causa da forte pressão da água”, continua André Finot.

image

A investigação preliminar aponta que o incêndio foi “acidental”. A Procuradoria de Paris tinha, precisamente, afirmado que os investigadores estavam a considerar o incêndio como um acidente.

Ontem à noite, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou obras de reconstrução. "Esta história é a nossa, e agora ardeu. Mas quero deixar uma palavra de esperança. Essa esperança, que é o orgulho que devemos ter, de todos os que lutaram para que não acontecesse o pior. Esta catedral - que há mais de 800 anos soubemos construir e, através dos séculos, fazê-la crescer - vamos reconstruir, todos juntos. Vamos reconstruir Notre-Dame."

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Agências,16 abr 2019 7:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.