China cancela empréstimos sem juros da Etiópia

PorExpresso das Ilhas,25 abr 2019 12:14

.
.

A China cancelou todos os empréstimos sem juros que havia avançado à Etiópia no final de 2018. São mais de 12 bilhões de dólares emprestados desde 2000.

A confirmação foi feita ontem, 24, pelo escritório do primeiro-ministro Abiy Ahmed. Analistas estimam que desde 2000 a Etiópia tomou emprestado da China mais de 12 mil milhões de dólares - incluindo o financiamento para a linha ferroviária eléctrica de Addis Ababa - Djibuti, que liga o país ao Djibuti, sua principal rota de importação / exportação.

O primeiro-ministro etíope chegou a Pequim na terça-feira, acompanhado de uma delegação de alto nível, para participar do segundo Fórum de Cinturão e Estradas para a Cooperação Internacional (BRF), que começa hoje (25) e prossegue até 27 de Abril.

Segundo o Notícias de África, em Pequim Abiy Ahmed reuniu-se com o presidente chinês Xi Jinping, com o primeiro-ministro Li Keqiang - para discutir o fortalecimento das relações entre a Etiópia e a China, com a assinatura de vários acordos – e ainda com as lideranças da China Railway Construction Corporation (CRCC), da Corporação de Seguros de Exportação e Crédito da China (Sinosure) e da State Grid Corporation of China, supervisionando a assinatura de um contrato de investimento de 1,8 bilhão de dólares, que cobre o fornecimento de linhas de transmissão e distribuição de energia eléctrica.

O fórum Belt and Road deste ano será realizado sob o tema "Cooperação Cinturão e Estrada: moldando um futuro brilhante e compartilhado ".

Os eventos do fórum incluem mesa redonda de líderes, reuniões de alto nível, fóruns temáticos, conferências de CEO e outros eventos paralelos.

Representantes de mais de 100 países, incluindo 40 líderes de governos estrangeiros, confirmaram a sua presença. O primeiro fórum Belt and Road foi realizado em 2017.

Em 2016 a China perdoou 1,54 milhões de dólares (1,37 milhões de euros) de dívida a Cabo Verde e anunciou que doaria outros 15,4 milhões para ajuda ao desenvolvimento. Outros países africanos também viram a sua dívida perdoada recentemente o que fez com que analistas manifestassem reservas sobre os motivos de Pequim, tendo alguns afirmado que tal medida pode estar ligada à anexação de maior acesso aos recursos naturais desses países.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 abr 2019 12:14

Editado porAndre Amaral  em  26 jan 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.