​Papa afirma que guerras e terrorismo são perdas graves para a humanidade

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 ago 2019 12:01

Papa Francisco
Papa Francisco

O Papa Francisco afirmou hoje que as guerras e o terrorismo são sempre perdas graves para a humanidade e lembrou que na segunda-feira celebra-se o 70.º aniversário da aprovação da Convenção de Genebra.

"Amanhã comemora-se o 70.º aniversário da Convenção de Genebra, importante instrumento jurídico internacional que impõe limites ao uso da força e tem como objectivo proteger civis e prisioneiros em tempos de guerra", disse o Papa, a partir da janela do palácio apostólico do Vaticano depois da oração do 'Angelus'.

Francisco espera que esta comemoração permita aos Estados "estarem cada vez mais conscientes da necessidade indispensável de proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados".

O Papa enfatizou que "todos são obrigados a observar os limites impostos pelo Direito Internacional Humanitário, protegendo populações desarmadas e estruturas civis, especialmente hospitais, escolas, locais de culto e campos de refugiados".

"Não esqueçamos que a guerra e o terrorismo são sempre uma perda grave para toda a humanidade", disse.

A Convenção de Genebra e os seus protocolos adicionais são a pedra angular do Direito Internacional Humanitário, isto é, o conjunto de normas legais que regulam a maneira pela qual os conflitos armados podem ser travados e que tenta limitar os seus efeitos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 ago 2019 12:01

Editado porFretson Rocha  em  6 mai 2020 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.