Conselho de Segurança reúne-se para debater ofensiva turca

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 out 2019 8:37

Sala do Conselho de Segurança
Sala do Conselho de Segurança

​O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) reúne-se hoje de urgência para debater a ofensiva turca no nordeste da Síria.

A reunião foi convocada pela França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Polónia, os cinco países da União Europeia (UE) actualmente representados no Conselho de Segurança.

A Turquia lançou quarta-feira uma nova operação militar contra a milícia curda das Unidades de Protecção Popular (YPG), apoiada pelos países ocidentais, mas considerada terrorista por Ancara.

A operação militar foi previamente anunciada pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que disse que esta visa “os terroristas das YPG e do Daesh [acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico] ” e pretende estabelecer uma “zona de segurança” no nordeste da Síria.

“A zona de segurança que iremos criar permitirá o regresso de refugiados sírios ao seu país”, acrescentou o líder da Turquia, país que acolhe actualmente cerca de 3,6 milhões de refugiados.

A ofensiva turca surge após o anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump, no domingo, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.

Trump “corrigiu” mais tarde as suas declarações, assegurando que Washington não tinha “abandonado os curdos”, que desempenharam um papel crucial na derrota militar do grupo extremista Estado Islâmico.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 out 2019 8:37

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 jun 2020 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.