Guiné-Bissau: Militares invadem residência privada de Aristides Gomes

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 mar 2020 13:41

Um grupo de militares invadiu hoje, domingo, a residência privada, em Bissau, de Aristides Gomes e levou a viatura do corpo de escolta, tendo partido o vidro de uma segunda viatura, denunciou o próprio na sua página no Facebook.

Aristides Gomes foi exonerado do cargo de primeiro-ministro na sexta-feira, por Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau e que na quinta-feira tomou simbolicamente posse como Presidente do país.

Chamando a atenção dos guineenses e da comunidade internacional, Aristides Gomes escreveu que os militares proferiram “ameaças de morte” contra os seus seguranças, caso estes não abandonassem o serviço.

As ameaças, disse, recaíram também sobre a sua pessoa se não renunciar a “uma função para qual foi nomeado legalmente e com base nos resultados eleitorais”.

Este sábado, o ex-primeiro vice-presidente do parlamento, Nuno Nabiam, tomou posse como primeiro-ministro, depois de Umaro Sissoco Embaló ter demitido Aristides Gomes.

No mesmo dia, o presidente do Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, também tomou posse como Presidente interino, numa sessão no parlamento.

Presidente interino da Guiné-Bissau renuncia ao cargo

O Presidente interino da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, renunciou este domingo ao cargo, alegando que os interesses dos guineenses são superiores aos seus, noticiou a agência Lusa.

A renúncia foi feita na casa de Cipriano, em Bissau, numa declaração aos jornalistas.

Contudo, Cipriano Cassamá afirmou que vai voltar ao cargo de presidente do parlamento.

Na sexta-feira, o presidente da Assembleia Nacional Popular tomou posse como Presidente da República interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 mar 2020 13:41

Editado porAntónio Monteiro  em  1 mar 2020 15:06

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.