Papa propõe anulação da dívida dos países pobres

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 abr 2020 11:36

O Papa propôs a redução, ou mesmo anulação, da dívida dos países pobres, apelou a um “cessar-fogo mundial e imediato” e ao aligeiramento das sanções internacionais, face à pandemia da COVID-19.

Na sua mensagem de Páscoa, lida este domingo, numa basílica de S. Pedro vazia, o Papa Francisco desejou que “sejam aligeiradas as sanções internacionais que impedem os países que as sofrem de proporcionarem um apoio conveniente aos seus cidadãos” e apelou à solidariedade internacional “reduzindo, se não mesmo anulando, a dívida que pesa sobre os orçamentos dos países mais pobres”.

“Não é tempo de continuar a fabricar e a traficar armas, desperdiçando avultados capitais que deveriam ser utilizados para tratar as pessoas e salvar vidas”, disse o Papa na mensagem difundida em direto.  

O chefe da igreja católica pediu ainda à Europa “solidariedade” e “soluções inovadoras” face à pandemia da COVID-19.

Francisco dirigiu os seus pensamentos a todos aqueles que foram atingidos directamente pelo coronavírus, aos “doentes, aos que morreram e às famílias. "Para muitos é uma Páscoa de solidão, vivida entre lutos e tantos incómodos que a pandemia está a causar, desde sofrimentos físicos até aos problemas económicos. Esta pandemia não nos privou apenas dos afectos mas também da possibilidade de recorrer a consolação que brota dos sacramentos, principalmente da Eucaristia e consolação".

"Num mundo oprimido pela pandemia, que coloca uma dura prova à nossa grande família humana, é preciso responder com o contágio da esperança”, afirmou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já provocou mais de 107 mil mortos e infectou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infecção, quase 345 mil são considerados curados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 abr 2020 11:36

Editado porDulcina Mendes  em  19 jan 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.