Covid-19: Rússia ultrapassa 200.000 casos e é epicentro europeu da pandemia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 mai 2020 11:11

Rússia em confinamento até ao final de Maio
Rússia em confinamento até ao final de Maio

A Rússia registou este domingo 11.012 novos casos de contágio com covid-19, elevando para 209.688 o total desde o início da pandemia.

O número de mortes na Rússia permanece relativamente baixo, em 1.195, segundo as estatísticas divulgadas pelas autoridades, enquanto o número de novos casos positivos continua acima dos 10.000 pelo sétimo dia consecutivo.

As autoridades russas dizem que o aumento no número de casos, ao longo da semana passada, é explicado pela multiplicação de testes realizados - 5,4 milhões de acordo com a contagem de sábado - e não por uma aceleração da propagação, o que pode explicar a baixa mortalidade.

O objectivo da triagem em massa é rastrear casos assintomáticos ou leves de covid-19, que não são necessariamente contados em outros países, devido à falta de acesso a testes.

Mas alguns especialistas na Rússia duvidam desta versão oficial e da veracidade das estatísticas de mortalidade.

Michael Ryan, director executivo de emergências em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse na sexta-feira que “a Rússia provavelmente está a passar por uma epidemia tardia”.

Moscovo, o epicentro da epidemia na Rússia e na Europa, estendeu o confinamento até final de Maio, permitindo que apenas algumas actividades reabram.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 mai 2020 11:11

Editado porJorge Montezinho  em  18 fev 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.