Congresso avança para ‘impeachment’ de Trump se ele não for afastado

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 jan 2021 7:30

A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, anunciou hoje que o Congresso abrirá um processo de ‘impeachment’ caso o vice-Presidente Mike Pence recuse recorrer à 25.ª Emenda para remoção do Presidente cessante, Donald Trump, do cargo.

Pelosi juntou-se hoje aos que pedem à Administração para invocar a 25.ª Emenda da Constituição norte-americana para forçar Trump a sair da Presidência, um dia depois de apoiantes deste terem invadido o Capitólio.

“O Presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição armada contra o país. Qualquer dia pode ser um episódio de terror para o país”, afirmou Pelosi no Capitólio.

A 25.ª Emenda permite que o vice-Presidente e a maioria da Administração declarem o Presidente inapto para o cargo, tornando-se o vice-Presidente no Presidente interino.

De recordar que na passada quarta-feira, após um comício organizado por Donald Trump, em Washinton, centenas de pessoas invadiram o Capitólio quando o Congresso e o Senado votavam a certificação da vitória de Biden. O objectivo da invasão seria impedir que essa certificação acontecesse.

Quatro pessoas morreram nos confrontos com a polícia e os agentes federais que estavam no edifício do Capitólio.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 jan 2021 7:30

Editado porAndre Amaral  em  7 out 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.