Covid-19: Estados Unidos vão partilhar vacinas da AstraZeneca com outros países

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 abr 2021 7:22

Os EUA vão começar a partilhar com outros países vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca e o Presidente Joe Biden prometeu ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, apoio no combate à pandemia.

A Casa Branca prometeu partilhar, nos próximos meses, até 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, logo que as autoridades sanitárias norte-americanas derem luz verde, expandindo assim o seu plano inicial de ceder cerca de quatro milhões de doses dessa vacina com o México e o Canadá.

Joe Biden também se revelou preocupado com as dificuldades do Governo indiano no combate à pandemia, pelo que prometeu a Norendra Modi “apoio inabalável” dos Estados Unidos.

“O Presidente prometeu apoio inabalável da América ao povo indiano”, disse a Casa Branca, num comunicado que relata a conversa telefónica entre os dois líderes, lembrando que os EUA já se tinham comprometido com ajuda sanitária à Índia.

A vacina da AstraZeneca ainda não teve a aprovação da autoridade reguladora dos medicamentos nos Estados Unidos (FDA), mas o Governo norte-americano tem vários milhões de doses armazenadas e que quer agora compartilhar.

A decisão foi anunciada quando a Casa Branca se mostra cada vez mais segura sobre o fornecimento das três vacinas já aprovadas pela FDA, principalmente após o reinício da produção de doses da Johnson & Johnson, no passado sábado.

“Dado o forte portfólio de vacinas que os EUA já possuem, e que foram autorizadas pela FDA, e dado que a vacina da AstraZeneca não está autorizada para uso nos EUA, não precisamos de usar esta vacina aqui durante os próximos meses”, disse Jeff Zients, coordenador do plano de combate à covid-19 na Casa Branca.

“Assim, os Estados Unidos estão a procurar opções para compartilhar as doses da AstraZeneca com outros países à medida que estas ficarem disponíveis”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 abr 2021 7:22

Editado porAndre Amaral  em  6 mai 2021 23:21

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.