Relator da ONU alerta para risco de "mortes em massa"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jun 2021 15:16

O relator especial da ONU para os direitos humanos em Myanmar, Tom Andrews, avisou hoje que a fome e as doenças podem causar "mortes em massa", como consequência dos combates no leste do país.

No estado de Kayah (leste), perto da fronteira com a Tailândia, os combates intensificaram-se nas últimas semanas, com os habitantes a acusarem o exército - afecto à junta militar que tomou o poder num golpe de estado em 01 de Fevereiro - de disparar projéteis de artilharia.

O escritório da ONU em Myanmar (antiga Birmânia) informou na terça-feira que cerca de 100.000 pessoas foram deslocadas por causa destes combates, alertando para a "necessidade urgente" de comida, água e abrigo, já que as restrições de movimento impostas pelas forças de segurança atrasam a entrega de ajuda humanitária.

"Os ataques brutais e indiscriminados da junta ameaçam a vida de vários milhares de homens, mulheres e crianças no estado de Kayah. Muitos foram forçados a fugir para as florestas vizinhas, sem comida, água ou abrigo", escreveu Tom Andrews na sua conta da rede social Twitter, referindo-se a “mortes em massa devido à fome e doenças”.

Myanmar está em crise e a sua economia paralisou, especialmente por causa da brutal repressão militar sobre os manifestantes que protestam regularmente contra o golpe militar.

Nas últimas semanas, os confrontos eclodiram em várias partes do país, com os habitantes a formar as suas próprias "forças de defesa", principalmente em bairros particularmente atingidos pela repressão militar.

Do lado da China, tradicional aliada dos generais birmaneses, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, reiterou, na terça-feira, que a política de Pequim em relação ao país vizinho "não será afectada pelas mudanças na situação interna e externa de Myanmar".

"A China apoiou, apoia e apoiará Myanmar para escolher um caminho de desenvolvimento que seja adequado", acrescentou Wang durante uma reunião em Chongqing com o ministro dos Negócios Estrangeiros birmanês nomeado pela junta, U Wunna Maung Lwin.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jun 2021 15:16

Editado porAndre Amaral  em  21 mar 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.