Nicolas Sarkozy considerado culpado de financiamento ilegal de campanha

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 set 2021 8:51

Nicolas Sarkozy enfrenta uma pena de até um ano de prisão e uma multa de 3.750 euros por "financiamento ilegal da campanha eleitoral".

O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy foi hoje considerado culpado de financiamento ilegal na sua campanha de reeleição em 2012, sete meses depois de também ter sido condenado por tráfico de influências.

O tribunal considerou que o antigo chefe de Estado francês, que liderou o país entre 2007 e 2012, beneficiou de um sistema de dupla contabilidade criado para poder ultrapassar os limites de despesas com a campanha impostos pela legislação francesa.

A nova condenação surge sete meses depois de Sarkozy ter sido condenado, em primeira instância, a três anos de prisão, um dos quais efectivo em prisão domiciliar, por corrupção e tráfico de influências, estando, no entanto, em liberdade até decisão do recurso interposto.

Sarkozy, que não esteve presente hoje no tribunal de Paris para o anúncio do veredicto, foi acusado de ter gastado quase o dobro do valor máximo legal (22,5 milhões de euros) na candidatura à reeleição em 2012, que perdeu para o socialista François Hollande.

Sarkozy negou ter sido responsável por qualquer irregularidade.

O antigo Presidente, actualmente com 66 anos, não foi acusado pelo sistema de facturas falsas usado no processo para ocultar os gastos excessivos da campanha, mas de ter ignorado alertas claros sobre os riscos de ultrapassar o limite e de ter beneficiado com a fraude, que lhe permitiu ter financiamentos além dos autorizados pela lei.

O processo de hoje envolve ainda outros 13 arguidos, acusados nomeadamente de fraude ou cumplicidade

O Ministério Público francês pediu uma pena de prisão efectiva de seis meses, uma pena suspensa de seis meses e uma multa de 3.750 euros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 set 2021 8:51

Editado porAndre Amaral  em  4 jul 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.