Actividade sísmica detectada nas Canárias durante a noite e início da manhã

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 out 2021 9:52

O Instituto Geográfico Nacional de Espanha registou hoje de manhã um terramoto de magnitude 3,7 em Fuencaliente, a cerca de 11 quilómetros de profundidade, após uma noite de grande actividade sísmica nas Canárias.

Outro sismo de magnitude 3,4, igualmente ao princípio da manhã, foi localizado em Mazo e foi sentido pelos habitantes.

Entre um terramoto de magnitude 3,7, localizado a sudoeste de Mazo, cerca das 20:15 de domingo, e o último registado às 07:20 de hoje, o Instituto Geográfico Nacional (IGN) contabilizou 40 tremores de terra ocorridos entre Mazo e Fuencaliente.

Os técnicos do IGN referem que a actividade sísmica registada na zona está ligada à erupção vulcânica que se regista há quase 15 dias em Cumbre Vieja mas descartam a possibilidade de novas erupções em outras zonas da ilha de La Palma, Canárias.

Entretanto, o Departamento de Segurança Nacional (DSN) concluiu que a lava do vulcão Cumbre Vieja, afecta, até ao momento, mais 400 hectares e, em particular, o delta marinho que formou ao entrar no mar ocupa uma superfície de 29,7 hectares.

No domingo à noite, a queda parcial da estrutura das paredes do cone do vulcão uniu as zonas de erupção provocando um caudal maior de lava e que alcança, em determinados pontos, quase um quilómetro de largura.

Por outro lado, as cinzas afectam principalmente a vertente sul de La Palma sendo que é possível que as partículas mais pequenas possam vir a alcançar a ilha de El Hierro, refere o DSN.

Devido à concentração de cinzas que deterioram a qualidade do ar, as equipas de emergência e técnicos foram afastados do local, assim como moradores da área.

No domingo registaram-se as emissões de 16 mil toneladas de dióxido de enxofre (SO2), de acordo com o Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan).

A distribuição da corrente eléctrica continua a funcionar, assim como a operacionalidade das telecomunicações mas o abastecimento de água potável e para a agricultura está afectada sobretudo nas zonas de El Paso e de Los Llanos de Aridane.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 out 2021 9:52

Editado porAndre Amaral  em  8 jul 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.