“Dose de reforço aumenta protecção contra Ómicron”

PorExpresso das Ilhas, Lusa,20 dez 2021 14:54

​A empresa farmacêutica norte-americana Moderna afirmou esta segunda-feira, 20, que uma dose de reforço da sua vacina contra a COVID-19 aumenta a protecção contra a nova variante Ómicron.

Em comunicado, a empresa farmacêutica sublinha que se trata de uma variante do vírus "preocupante para todos" e "altamente transmissível", mas destacou que a dose de reforço da sua vacina aumenta os níveis de anticorpos neutralizantes e que está a trabalhar num reforço específico contra a Ómicron.

A farmacêutica sublinhou que, dada a complexidade de obtenção de uma nova vacina, vai concentrar os seus esforços "a curto prazo" no tratamento da nova variante com o reforço da vacina original.

A Moderna refere ainda que, devido à velocidade de transmissão da nova variante, vai continuar a trabalhar numa vacina específica contra a Ómicron e que espera realizar testes clínicos no início do próximo ano.

A COVID-19 provocou mais de 5,33 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 89 países.

Cabo Verde conta neste momento com 93 casos activos, 38.119 casos recuperados, 351 óbitos, 17 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 38.589 casos positivos acumulados.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,20 dez 2021 14:54

Editado porAndre Amaral  em  19 set 2022 23:28