Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes nos Campos Elísios

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 fev 2022 18:50

​As forças de segurança Francesas utilizaram gás lacrimogéneo ao início da tarde de hoje para dispersar os manifestantes opositores ao passe da vacina contra a covid-19, que se reuniram nos Campos Elísios, em Paris.

Milhares de opositores ao passe da vacina, que se intitulam “comboios da liberdade”, chegaram hoje à capital francesa, vindos de todo o país, com o objetivo de se manifestarem, apesar da proibição da polícia, determinados a impedir qualquer bloqueio.

Por volta das 14:00,hora local, mais de uma centena de veículos juntou-se na avenida com motoristas, alguns a pé, a agitar bandeiras e a gritar “liberdade”. A situação ficou tensa e foi usado gás lacrimogéneo.

A polícia retirou as pessoas que estavam ao redor do Arco do Triunfo, e afastaram, gradualmente, os manifestantes para os jardins que ficam do outro lado desta célebre avenida parisiense.

Automóveis, autocaravanas e carrinhas partiram de Nice, Lille, Estrasburgo, Vimmy (Pás-de-Calais) ou Châteaubourg (Ille-et-Vilaine), viajando por dois ou três dias, a velocidade reduzida, por estradas secundárias até chegar à capital.

Depois de acampar às portas de Paris, na noite de sexta-feira, alguns participantes – 3.000 veículos para um total de 5.000 manifestantes, segundo a polícia – ingressaram no anel viário da capital na manhã de hoje, onde 337 pessoas foram multadas por volta das 14:30, por “participarem numa manifestação não autorizada”, de acordo com as autoridades.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 fev 2022 18:50

Editado pormaria Fortes  em  1 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.