Rússia ameaça Suécia e Finlândia em caso de adesão à NATO

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 fev 2022 16:41

Kremlin ameaçou directamente os dois países escandinavos. Adesão à NATO obrigará Rússia a tomar "medidas recíprocas".

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia avisa que Moscovo não vai aceitar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO.

A entrada dos dois países escandinavos para a Aliança Atlântica terá “sérias consequências políticas e militares que exigiriam que a Rússia que tomasse medidas recíprocas”, afirma Maria Zakharova.

"Nós consideramos que o compromisso do Governo finlandês com uma política de não-alinhamento militar é um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa", declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moscovo.

Já durante o dia de hoje também o Japão foi ameaçado pela Rússia com o embaixador russo no Japão, Mikhail Yurievich Galuzin, a ameaçar o Executivo japonês com "uma resposta séria" de Moscovo às novas sanções japonesas impostas após a invasão russa da Ucrânia.

O chefe da missão diplomática russa no Japão fez esta declaração horas depois do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ter anunciado uma nova ronda de sanções contra a Rússia, que abrangem o controlo das exportações de semicondutores e outros produtos usados para fins militares, bem como o congelamento de fundos de entidades financeiras russas.

"Eu transmiti ao governo japonês que essas ações terão uma resposta, uma resposta séria da nossa parte", disse Galuzin, numa entrevista coletiva no Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão.

"Haverá danos para ambas as partes, tanto para quem é alvo das sanções como para quem as impõe", alertou o embaixador, que não quis revelar mais detalhes sobre a possível retaliação russa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 fev 2022 16:41

Editado porAndre Amaral  em  13 nov 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.