"Parabéns", escreveu em árabe o embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos, Amir Hayek, na rede social Twitter que também difundiu uma fotografia que mostra os responsáveis israelitas e dos Emiratos na cerimónia da assinatura do documento, no Dubai.
As conversações com vista ao acordo de comércio livre entre as duas partes começaram em Novembro do ano passado e ficaram concluídas em Abril, após quatro sessões negociais.
No passado dia 01 de Abril, Israel considerou "histórico" o acordo alcançado que prevê a abolição das barreiras alfandegárias a "96% dos produtos trocados entre as duas partes".
A balança comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos atingiu os 814,4 milhões de euros em 2021, de acordo com fontes oficiais israelitas.
Os Emirados e o Bahrein normalizaram as relações com Israel em 2020 no âmbito de uma série de acordos negociados com os Estados Unidos.
Marrocos também tomou a mesma posição em relação a Israel, enquanto o Sudão também concordou em normalizar os laços com os israelitas, embora ainda não tenha finalizado o acordo.
No quadro da normalização de relações, Israel organizou em Março um encontro diplomático que envolveu os Emirados Árabes Unidos, o Brahrein, Marrocos e os Estados Unidos, que contou com a presença de Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano.