Kabuga apto a ser julgado por genocídio no Ruanda, diz tribunal da ONU

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 jun 2022 8:31

Félicien Kabuga, alegado financiador do genocídio de tutsis em 1994 no Ruanda, está apto a ser julgado, concluiu um tribunal da ONU, defendendo que o julgamento deve começar "sem demora" em Haia, nos Países Baixos.

"A defesa não estabeleceu que Kabuga não está atualmente apto a ser julgado", pode ler-se na decisão, depois dos advogados de defesa terem solicitado em maio de 2021 a suspensão do processo por motivos de saúde do empresário ruandês.

Detido a 16 de Maio de 2020 nos subúrbios de Paris, após 25 anos em fuga, Félicien Kabuga é acusado de ter participado na criação da milícia Hutu Interahamwe, a principal ala armada responsável pelo genocídio de 1994 que matou mais de 800 mil pessoas, de acordo com a ONU, principalmente entre a minoria tutsi.

Kabuga, de 87 anos, encontra-se atualmente detido em Haia, aguardando julgamento perante o Mecanismo dos Tribunais Penais Internacionais, responsável pela conclusão dos trabalhos do Tribunal Penal Internacional para o Ruanda.

Ex-presidente da Rádio Télévision Libre des Mille Collines (RTLM), que emitiu apelos à morte de tutsis, Félicien Kabuga é acusado entre outras coisas, de genocídio, incitação direta e pública à prática de genocídio e crimes contra a humanidade (perseguições e exterminações).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Ruanda ONU

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 jun 2022 8:31

Editado porAndre Amaral  em  1 mar 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.