​Ucrânia: Responsáveis das finanças concluem G20 em Bali sem consenso

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 jul 2022 13:42

Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais do G20 concluíram hoje o último dia de reuniões em Bali, na Indonésia, sem chegar a um comunicado final consensual devido às divisões sobre a invasão russa da Ucrânia.

"Alguns países têm opiniões sobre esta guerra, e outros têm opiniões diferentes, mas na maioria das questões todos concordamos", destacou hoje o ministro das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani Indrawati, na conferência de imprensa final em Bali, após dois dias de reuniões.

O ministro indonésio, que preside este ano ao grupo das 20 maiores economias industrializadas e emergentes, salientou que, dos catorze parágrafos do texto final que resume as reuniões, que também contaram com a presença de representantes russos, apenas em dois não houve acordo.

A União Europeia (UE) adotou em junho o sexto pacote de sanções contra a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, que inclui um embargo ao petróleo russo que chega por mar e prevê exceções para o petróleo que chega por oleoduto a países sem acesso ao mar, como Hungria, República Checa ou Eslováquia.

A Rússia redirecionou grande parte das suas exportações de petróleo bruto e derivados para países da região da Ásia-Pacífico após a invasão da Ucrânia e as sanções do Ocidente e, segundo Moscovo, tem capacidade para atender à crescente procura.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 jul 2022 13:42

Editado porFretson Rocha  em  4 abr 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.