Alemanha “será capaz de lidar com este inverno” – Olaf Scholz

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 set 2022 9:42

O chanceler alemão, Olaf Scholz, assegurou hoje que a Alemanha “será capaz de lidar com este inverno” e garantir o fornecimento de energia, apesar da redução das entregas do gás russo, de que é bastante dependente.

Olaf Scholz falava na conferência de imprensa em que apresentou um novo (o terceiro) pacote de ajuda às famílias e empresas perante o aumento do custo de vida e da energia, aumentando para 65 mil milhões de euros o valor global das medidas de apoio na Alemanha.

“A Rússia não é um fornecedor de energia fiável (…) O governo federal preparou-se para esta eventualidade desde o início do ano”, referiu o chefe do governo alemão.

Olaf Scholz disse ainda que, devido à diversificação das fontes de abastecimento e ao aprovisionamento dos ‘stocks’ de gás, o país está em condições de enfrentar uma paralisação prolongada do fornecimento através do gasoduto Nord Stream 1.

Na sexta-feira, a Gazprom anunciou que o gasoduto Nord Stream 1, vital para os fornecimentos à Europa, vai parar "completamente" para reparação de uma turbina, após ter estado inactivo durante três dias para manutenção.

Em comunicado, a Gazprom indicou ter descoberto "fugas de óleo" na turbina durante esta operação de manutenção e indicou que até à sua reparação o fornecimento de gás estará "completamente suspenso".

A Rússia devia retomar no sábado o fornecimento de gás através do gasoduto, após uma interrupção de três dias.

A fabricante de turbinas Siemens Energy declarou, também na sexta-feira, que fugas de óleo não justificam tecnicamente a paragem do gasoduto Nord Stream 1, decidido pela empresa russa de gás Gazprom.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 set 2022 9:42

Editado pormaria Fortes  em  24 mai 2023 23:28