Presidente turco vai discutir guerra na Ucrânia com chanceler alemão

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 mar 2022 8:41

Conversações acontecem num momento em que a pressão para um cessar-fogo aumenta, ao 19.º dia de invasão russa à Ucrânia, e em que se realiza a 4.ª ronda de negociações entre Kyev e Moscovo.

O presidente turco Tayyip Erdogan e o chanceler alemão Olaf Scholz vão discutir esta segunda-feira a guerra na Ucrânia em Ankara, revelou o gabinete de Erdogan.

Estas conversações acontecem num momento em que a pressão para um cessar-fogo aumenta, ao 19.º dia de invasão russa à Ucrânia, e em que se realiza a 4.ª ronda de negociações entre Kyev e Moscovo.

Refira-se que a Turquia, membro da NATO, partilha a fronteira marítima com a Ucrânia e a Rússia no Mar Negro e mantém boas relações com ambos os países.

O apoio à Ucrânia foi referido, mas a Turquia opôs-se às sanções a Moscovo preferindo oferecer-se para mediar os dois lados.

No domingo, a Ucrânia já tinha referido que estava a trabalhar com a Turquia e Israel - enquanto mediadores - para decidir um local para dialogar com a Rússia. Na semana passada, a Turquia recebeu os ministros dos Negócios Estrangeiros das duas nações para as primeiras negociações.

A Alemanha tem representado um dos principais esforços dentro da União Europeia para travar a guerra.

A Rússia lançou em 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 mar 2022 8:41

Editado porAndre Amaral  em  28 nov 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.