Com a economia em queda livre, Liz Truss defende "medidas urgentes"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 set 2022 8:19

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, afirmou hoje que o governo tinha de "adoptar medidas urgentes para fazer crescer a economia" em referência à instabilidade causada nos mercados pelo anúncio do plano fiscal do seu governo.

Na primeira declaração pública sobre as consequências do programa de crescimento que o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, revelou na sexta-feira passada, Truss defendeu que este é o "plano certo".

O programa de crescimento, que inclui cortes fiscais agressivos e massivos, afundou a libra esterlina, recebeu críticas do Fundo Monetário Internacional e levou o Banco de Inglaterra a intervir de emergência, anunciando a compra de obrigações.

A líder Conservadora reiterou em declarações a várias emissoras da BBC que está "preparada" para tomar "decisões controversas e difíceis" para fazer avançar a economia e que fará "o que for preciso" para o conseguir.

Truss insistiu que era necessária uma "acção urgente" para proteger o país do aumento dos preços da energia e para impulsionar o crescimento.

"Tivemos de tomar medidas urgentes para fazer crescer a nossa economia, para fazer avançar o Reino Unido e também para lidar com a inflação", explicou.

"Claro que isto significa tomar decisões controversas, mas estou preparada para o fazer como primeira-ministra porque o que é importante para mim é pôr a nossa economia em movimento, para garantir que as pessoas sobrevivam a este inverno, e estamos preparados para fazer o que for preciso para que isso aconteça", disse.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 set 2022 8:19

Editado porAndre Amaral  em  18 jun 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.