COP27. 30 anos que não baixaram emissões de gases com efeito de estufa

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 nov 2022 8:13

Consensualmente consideradas como cimeiras cruciais, as conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas já se realizaram 26 vezes sem conseguir baixar as emissões de gases com efeito de estufa.

A 27.ª dessas conferências, a COP27, começa no domingo em Sharm el-Sheikh, no Egipto, e não é das que mais expectativas está a criar, pelo que deverá ser, de novo, apenas mais um placo global para manifestações de intenções.

A opinião pública mundial e, consequentemente, os governos estão hoje como nunca despertos para a questão do aquecimento global e das alterações climáticas, mas o tema vem a ser debatido ao mais alto nível há 30 anos sem grandes avanços.

Os últimos dados das Nações Unidas indicam que em 2021 as emissões de dióxido de carbono atingiram novos recordes e dados preliminares indicam a mesma tendência para 2022, um ano marcado pela guerra na Ucrânia e por uma crise alimentar, energética e inflacionista mundial.

Os 30 anos de promessas e cimeiras e de avisos dos cientistas, para o imperativo de conter o aquecimento global, tiveram como resultado que a Europa teve este ano o verão mais quente de sempre e outras regiões do mundo sentiram inundações históricas, tudo devido ao aumento das temperaturas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 nov 2022 8:13

Editado porAndre Amaral  em  25 jul 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.