Manifestantes furam bloqueio, entram na Esplanada e invadem o Congresso Nacional

PorExpresso das Ilhas,8 jan 2023 18:07

No Brasil, os manifestantes bolsonaristas furaram um bloqueio, entraram na Esplanada e invadiram o Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo, 08. De acordo com as informações avançadas pela CNN Brasil.

À CNN, o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente interino do Senado, confirmou que manifestantes conseguiram invadir o prédio do Congresso.

Segundo o senador, os manifestantes chegaram ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e há um grupo a tentar invadir o Palácio do Planalto, sede do Poder Execuctivo.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco afirmou em publicação no Twitter que conversou há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contacto permanente.

Em contacto com a CNN, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira afirmou que precisa colocar-se a par dos factos. “Me deixe trabalhar. Daqui a pouco nos falamos”, afirmou Lira, e desligou.

À CNN, o vice-presidente da Câmara Luciano Bivar afirmou que conversou com o presidente da Câmara e com Anderson Torres, responsável pela segurança pública do DF, ex-ministro da Justiça.

Segundo Bivar, haverá reforço da Polícia Militar e novos contingentes estão a ser enviados ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. Ele considerou essa invasão como “um desrespeito ao Congresso Nacional e ao Poder Legislativo”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, monitora a situação e ligou para Ibaneis para cobrar reforço de segurança.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Araraquara, no interior de São Paulo, em viagem por ocasião das chuvas que afectam a cidade paulista.

Força Nacional

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou, no sábado, 07, o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até segunda-feira, 09.

A portaria foi publicada hoje para “protecção da ordem pública e património público e privado” da Rodoviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.

No sábado, 07, o governo do Distrito Federal também fechou o acesso à Esplanada dos Ministérios e escalou viaturas da Polícia Militar para a região do Sector Militar Urbano.

Autoria:Expresso das Ilhas,8 jan 2023 18:07

Editado porDulcina Mendes  em  1 out 2023 23:28