​UNICEF alerta para crianças à beira do abismo por causa da guerra na Ucrânia

PorExpresso das Ilhas, ONU News,21 fev 2023 15:17

A escalada do conflito na Ucrânia, que a 24 de Fevereiro completa um ano, deixa uma geração inteira de crianças com marcas de violência, medo, perda e tragédia. As declarações são do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

A agência da ONU ressalta que nenhum menor foi poupado. Todos tiveram algum efeito como abandono de casas, perda de acesso à educação e de benefícios de um ambiente seguro e protegido, ferimentos e até morte.

A maioria das famílias relata uma queda significativa de rendimentos, que juntamente com a crise energética por causa da guerra assola o bem-estar das crianças e das famílias no país.

Numa pesquisa recente, 80% dos entrevistados apontaram o agravamento da situação económica. A proporção de crianças em situação de pobreza quase duplicou, ao passar de 43% para 82%.

Essa realidade é mais grave para os 5,9 milhões de deslocados internos. A guerra impacta a saúde mental e o bem-estar das crianças. Estima-se que 1,5 milhão de menores estão sob risco de depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e outros problemas de saúde mental, cujos efeitos e implicações podem ser de longo prazo.

Em termos de serviços básicos, o conflito destruiu mil instalações de saúde após bombardeios e ataques aéreos que também mataram ou feriram os doentes.

Além de haver crianças entre as vítimas, muitas fugiram do país e não recebem imunização de rotina. O procedimento é crucial para protecção contra a poliomielite, o sarampo, a difteria e outras doenças potencialmente fatais.

A directora executiva do Unicef, Catherine Russell pediu prioridade para a saúde mental e as necessidades psicossociais das crianças, com maior atenção à nutrição adequada à idade e iniciativas para consolidar a resiliência.

A representante destaca que especialmente no caso das crianças e adolescentes mais velhos, é necessário dar “oportunidades de expressarem as suas preocupações.”

Existem 5 milhões de alunos sem acesso à educação. A situação impede que o grupo tenha estrutura, segurança, normalidade e esperança que a sala de aula lhes proporciona. A situação junta-se a dois anos de aprendizagem afetada pela pandemia e mais de oito anos de interrupção da educação em áreas do leste.

O Unicef pede acesso humanitário seguro, rápido e sem impedimentos e o fim dos ataques contra crianças e as infra-estruturas de que elas dependem, tais como escolas, hospitais e sistemas de abastecimento de água e saneamento.

A agência quer ainda o fim do uso de escolas no conflito, dos explosivos em zonas habitadas e dos confrontos.

O Apelo Anual de Acção Humanitária para as crianças do Unicef precisa de US$ 1 bilhão para cobrir necessidades imediatas e a longo prazo de 9,4 milhões de ucranianos. O grupo inclui 4 milhões de crianças afectadas dentro e fora da Ucrânia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,21 fev 2023 15:17

Editado porFretson Rocha  em  21 fev 2023 20:08

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.