Surto de cólera em Moçambique matou um total de 37 pessoas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2023 11:08

O surto de cólera que afecta alguns países da região austral africana desde finais do ano passado provocou a morte de um total de 37 pessoas em Moçambique, anunciou hoje o ministro da Saúde do país lusófono.

As vítimas estão entre os 5.260 casos registados pelas autoridades moçambicanas, num momento em que o país atravessa um período marcado por "doenças de origem hídrica" devido à época chuvosa, explicou Armindo Tiago.

O governante moçambicano falava durante uma conferência de imprensa convocada para um balanço sobre a visita de uma delegação de alto nível da Iniciativa Mundial de Erradicação da Poliomielite, uma equipa integrada também pela directora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Rebecca Moeti.

"Os casos de cólera decorrem num momento em que o país já recebeu vacinas e prepara-se para dar início a uma campanha de vacinação a partir do dia 26 deste mês", declarou o governante.

A ambição é abranger pouco mais de 700 mil pessoas em oito distritos das províncias de Niassa, Sofala, Zambézia e Gaza, acrescentou Armindo Tiago.

O ministro reforçou ainda o apelo para a vigilância entre as comunidades, destacando que o país se prepara para a aproximação de uma tempestade tropical.

"Tendo em conta a possibilidade de o país ser afectado nos próximos dias por uma depressão ou ciclone tropical, apelo à prontidão das equipas de resposta da saúde", concluiu.

Surtos de cólera e outras doenças diarreicas surgem sazonalmente em Moçambique durante a época das chuvas.

Entre Outubro e Abril, Moçambique é ciclicamente atingido por cheias, fenómeno justificado pela sua localização geográfica, sujeita à passagem de tempestades e, ao mesmo tempo, a jusante da maioria das bacias hidrográficas da África Austral.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2023 11:08

Editado porDulcina Mendes  em  12 nov 2023 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.