EUA perto de acusar Trump em caso de arquivos retirados da Casa Branca

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 jun 2023 8:03

O Ministério Público dos Estados Unidos enviou a Donald Trump um documento que confirma a existência de provas substanciais de que o ex-Presidente cometeu um crime ao levar arquivos da Casa Branca, avançou a imprensa norte-americana.

O documento, enviado pelo Departamento de Justiça aos advogados de Trump, antecede geralmente acusações criminais, referiram vários órgãos de comunicação social na quarta-feira à noite.

Um grande júri federal, que investiga Trump no estado da Florida, ouviu na quarta-feira pelo menos mais uma testemunha: Taylor Budowich, que serviu como porta-voz de Trump, depois de o empresário ter abandonado a presidência do país.

"No que só pode ser descrito como um esforço falso e profundamente perturbador de usar o poder do governo para 'apanhar' Trump, cumpri uma obrigação legal de testemunhar perante um grande júri federal e respondi honestamente a todas as perguntas", disse Budowich, na rede social Twitter.

"Acho que o sinal é cada vez maior de que as acusações contra o ex-Presidente serão na Florida", disse, à agência de notícias Associated Press, o antigo procurador do Departamento de Justiça Brandon Van Grack, que integrou uma equipa de investigação aos laços entre a Rússia e a campanha de presidencial Trump em 2016.

Ao sair da Casa Branca, depois de derrotado por Joe Biden, nas eleições presidenciais de 2020, para se instalar na sua residência Mar-a-Lago, na Florida, Trump levou consigo caixas cheias de documentos.

Contudo, uma lei de 1978 obriga todos os Presidentes norte-americanos a entregar a totalidade das mensagens de correio electrónico, cartas e outros documentos de trabalho aos Arquivos dos EUA.

Uma outra lei sobre espionagem interdita, de forma geral, a posse de comentos classificados como confidenciais em locais não autorizados, nem seguros.

Em Janeiro do ano passado, Trump entregou 15 caixas. Depois de ver o conteúdo, o FBI estimou que o republicano tinha provavelmente ficado com outras tantas.

Em 08 de Agosto, agentes do FBI realizaram uma busca, com base num mandado que mencionava "retenção de documentos classificados" e "entrave a inquérito federal" e apreenderam cerca de 30 caixas.

Trump, que pretende ser escolhido pelos republicanos para as eleições presidenciais de 2024, declarou "estar a ser perseguido" por uma justiça nas mãos dos democratas.

Em Novembro e para contrariar estas acusações, o secretário da Justiça norte-americano, Merrick Garland, nomeou um procurador especial, Jack Smith, para dirigir esta e uma outra investigação sobre o papel de Trump no assalto ao Capitólio.

Em paralelo, um outro procurador especial está a investigar os documentos classificados como confidenciais, encontrados, no início do ano, num antigo gabinete e em casa de Biden pelos advogados do atual Presidente dos EUA. Os advogados entregaram os documentos à justiça.

Por outro lado, Trump foi acusado, em Abril, pelo estado de Nova Iorque, de falsificação de documentos contabilísticos ligados ao pagamento, antes da eleição de 2016, de 150 mil dólares a uma estrela de filmes pornográficos, em troca do silêncio sobre uma alegada relação sexual.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 jun 2023 8:03

Editado porAndre Amaral  em  4 mar 2024 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.