Zelensky confiante em relatório histórico da UE sobre a Ucrânia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 nov 2023 8:05

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou histórico o relatório que a Comissão Europeia deve publicar hoje sobre o processo de reformas exigidas a Kiev e que podem viabilizar as negociações sobre a adesão do país ao bloco europeu.

"Aguardamos a conclusão histórica do relatório da União Europeia sobre a implementação das recomendações da Comissão Europeia", disse Zelensky num discurso difundido na segunda-feira à noite em Kiev.

Com base no relatório que deve ser publicado hoje em Bruxelas, os Estados membros vão decidir, antes do final do ano, se aceitam ou não iniciar negociações com vista à adesão da Ucrânia na UE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou no passado sábado em Kiev os progressos ucranianos sobre as recomendações de Bruxelas.

O chefe de Estado da Ucrânia disse que o país vai continuar a trabalhar em legislação capaz de reforçar as instituições assim que seja conhecida a avaliação da Comissão Europeia.

Zelensky recordou ainda que a decisão final sobre a abertura das negociações não depende da Comissão mas sim de cada Estado membro do bloco europeu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 nov 2023 8:05

Editado porAndre Amaral  em  25 fev 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.