Coreia do Sul diz que Hamas usa armamento norte-coreano

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 jan 2024 8:05

O Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul disse hoje que o grupo islamita palestiniano Hamas tem utilizado lançadores de granadas antitanque fabricados pelo regime da Coreia do Norte.

Um porta-voz do NIS, citado pela agência de notícias Yonhap, disse serem verídicas fotografias divulgadas pelo portal norte-americano Voice of America que mostram peças de lançadores de granadas F-7 com carateres em coreano, usados recentemente pelo Hamas.

A fonte acrescentou que o NIS está a recolher provas mais detalhadas dos alegados fornecimentos de armas da Coreia do Norte ao Hamas.

Em Outubro, os militares sul-coreanos já afirmavam suspeitar que a Coreia do Norte tinha fornecido, directa ou indirectamente, armas ao Hamas após analisarem os ataques que a milícia realizou contra Israel no dia 07 de Outubro.

O próprio NIS também disse em Novembro que obteve provas de instruções directas do líder norte-coreano Kim Jong-un para fornecer equipamento militar e armamento a organizações que se opõem a Israel.

O regime norte-coreano negou publicamente qualquer ligação com o Hamas e descreveu os relatórios que indicam o contrário como rumores veiculados pelos Estados Unidos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 jan 2024 8:05

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.