Assessor de eurodeputado detido por suspeita de espionagem para a China

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 abr 2024 8:15

Um assessor de um eurodeputado alemão foi detido sob suspeita de espionagem para a China, disseram hoje procuradores federais da Alemanha.

O suspeito, identificado apenas como Jian G., de acordo com as regras de privacidade alemãs, foi detido na segunda-feira na cidade de Dresden, disseram os procuradores num comunicado.

O Ministério Público alemão não adiantou o nome do eurodeputado especificou para quem Jian G. estava a trabalhar desde 2019.

Entretanto, a revista alemã Der Spiegel informou que se trata do eurodeputado Maximilian Krah, da Alternativa para a Alemanha (AfD - de extrema-direita), que é o principal candidato desse partido para as eleições ao Parlamento Europeu marcadas para o início de Junho.

Jian G. é acusado de trabalhar para os serviços de informação chineses e de ter transmitido repetidamente informações sobre negociações e decisões no Parlamento Europeu em Janeiro. Os procuradores alegam que o assessor também espiou dissidentes chineses na Alemanha.

A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, classificou hoje, através de um comunicado, a detenção do alegado espião chinês como "extremamente séria".

"Se se confirmar que os serviços de informação chineses espionaram o Parlamento Europeu a partir de dentro, seria um ataque à democracia europeia", sublinhou Nancy Faeser, após o anúncio da detenção deste suspeito.

"Qualquer pessoa que empregue esse tipo de funcionário também tem responsabilidade", acrescentou a ministra alemã.

"Este caso deve ser esclarecido com precisão (...), todas as conexões e antecedentes devem ser esclarecidos", referiu Nancy Faeser.

A notícia da detenção foi divulgada um dia depois de três alemães terem sido detidos, num caso separado de Jian G., por suspeita de espiarem para a China e de organizar a transferência de informações sobre tecnologia com potencial uso militar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 abr 2024 8:15

Editado porAndre Amaral  em  19 jul 2024 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.