MP da Guiné Equatorial pede 18 anos de prisão para filho do presidente

PorExpresso das Ilhas, Lusa,20 ago 2024 7:58

Um dos filhos do Presidente da Guiné Equatorial, Ruslan Obiang Nsue, foi hoje julgado em Malabo por vender ilegalmente um avião pertencente à companhia aérea nacional e arrisca uma pena de 18 anos de prisão, pedida pelo Ministério Público.

Segundo a agência noticiosa France-Press (AFP), Ruslan Obiang Nsue, além da pena de prisão, pode ainda ser condenado ao pagamento de uma multa de quase 500 milhões de francos CFA (mais de 750 mil euros).

As autoridades abriram uma investigação em Novembro de 2022 depois de notarem o desaparecimento da aeronave, um ATR 72-500 pertencente à companhia aérea nacional, Ceiba Intercontinental, que estava a ser submetida a uma revisão de rotina em Espanha desde 2018.

Na altura, apurou-se que o aparelho tinha sido vendido à Binter Technic, uma empresa especializada na manutenção de aviões, com sede em Las Palmas, na ilha espanhola de Gran Canaria.

"Reconheço que havia um contrato de venda da aeronave por 250 mil euros, mas só recebi 125 mil euros, que depositei na minha conta bancária em Espanha", disse o arguido, que na altura era director-geral adjunto da Ceiba Intercontinental, cargo do qual foi entretanto afastado.

O ex-secretário de Estado do Desporto e Juventude, de 49 anos, foi hoje presente a tribunal para ser acusado de "abuso de poder, abuso de bens de interesse público e desvio de fundos públicos".

O julgamento foi suspenso e não é conhecida a data para a leitura da sentença.

O processo judicial contra Ruslan Obiang Nsue não tem precedentes para um membro da família presidencial deste pequeno Estado centro-africano rico em petróleo.

Detido em Janeiro de 2023, Ruslan Obiang Nsue encontra-se desde então em prisão domiciliária, por ordem do seu meio-irmão, o vice-Presidente, Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como "Teodorin", filho mais velho do Presidente da República.

A Guiné Equatorial é governada ditatorialmente há mais de 45 anos por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, de 82 anos. Um recorde mundial de longevidade no poder para um chefe de Estado vivo, excluindo os monarcas.

Em Julho de 2021, "Teodorin" Nguema Obiang Mangue foi finalmente condenado pelos tribunais franceses a uma pena de prisão suspensa de três anos e a uma multa de 30 milhões de euros por desvio de fundos públicos no âmbito do escândalo dos "ganhos ilícitos".

A venda dos seus vários bens em França ascendeu a seis milhões de euros.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,20 ago 2024 7:58

Editado porAndre Amaral  em  19 set 2024 21:21