Tribunal aceita pedido de Sarkozy. Ex-presidente vai sair da prisão hoje

PorExpresso das Ilhas,10 nov 2025 14:18

​O Tribunal de Paris aceitou o pedido de libertação de Nicolas Sarkozy, que deverá sair ainda hoje da prisão, depois de 20 dias sob detenção.

Nicolas Sarkozy será libertado sob supervisão judicial, refere a BFMTV, e não poderá manter contacto com fontes ligadas ao processo, entre elas com o ministro da Justiça Gérald Darmanin, segundo o Notícias ao Minuto.

A supervisão judicial é um mecanismo da justiça francesa em que o réu é libertado com obrigação de cumprir medidas judiciais. É o equivalente ao termo de identidade e residência (TIR), mas combinado com medidas de coação adicionais, como, por exemplo, apresentações periódicas às autoridades, proibição de contactos ou proibição de se ausentar do país.

O ex-governante está preso há 20 dias após a condenação num caso de financiamento líbio na campanha presidencial de 2007.

O Tribunal de Recurso de Paris, recorde-se, começou hoje a analisar o pedido de libertação do ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, o qual foi solicitado pelo Ministério Público.

O ex-Presidente francês, que compareceu na sessão desta segunda-feira, dia 10 de novembro, por videoconferência a partir da prisão parisiense onde está detido, insistiu que foi vítima de "manipulação" no caso do financiamento líbio da campanha presidencial de 2007.

Disse, ainda, que o período de prisão está a ser "muito difícil", exaustivo e "um pesadelo".

A condenação

No dia 25 de Setembro, o Tribunal Penal de Paris considerou que Sarkozy permitiu conscientemente que os assessores solicitassem o financiamento a Muammar Kadafi (1942-2011), líder líbio, em 2007. Essas eleições foram vencidas pelo socialista François Hollande.

Contudo, por esse crime, Sarkozy foi condenado a cinco anos de prisão.

O político apresentou um apelo de imediato, alegando que a sentença foi motivada por "ódio".

Sarkozy tornou-se no primeiro ex-chefe de Estado de França e da União Europeia a ser efetivamente preso e foi colocado numa das 15 celas de nove metros quadrados daquela unidade de confinamento solitário.

Sarkozy foi o 23.º presidente de França e ocupou o cargo entre 2007 e 2012.

foto: depositphotos

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 nov 2025 14:18

Editado porAndre Amaral  em  27 nov 2025 22:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.