China oferece-se para ajudar a proteger rotas marítimas no Médio Oriente

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 set 2026 13:25

A China está disponível para trabalhar com os países do Médio Oriente para proteger o transporte marítimo, declarou hoje o Presidente chinês ao homólogo egípcio durante um encontro no Cairo.

"A China está pronta para trabalhar com os países da região para salvaguardar a segurança das vias marítimas internacionais", disse Xi Jinping a Abdel Fattah al-Sisi, informou a agência estatal chinesa Xinhua.

A declaração de Xi surge numa altura em que a guerra entre os Estados Unidos e o Irão perturba a logística na região rica em energia, de que a China é cliente.

Xi também defendeu que as "ingerências externas" no Médio Oriente devem ser combatidas, referiu a Xinhua, citada pela agência de notícias AFP.

"Devemos defender o princípio de que os povos do Médio Oriente são mestres do próprio destino, opor-nos às ingerências externas e apoiar os países da região no reforço do diálogo para a paz e a segurança", afirmou Xi.

O Presidente da China chegou ao Cairo na terça-feira para uma visita de três dias, a primeira numa década.
Foto: depositphotos

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 set 2026 13:25

Editado porSara Almeida  em  2 set 2026 18:19

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.