Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte um plano de ação aprovado em 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Este plano chama-se Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos.
Esta Maior Aula do Mundo leva os Objetivos Globais até crianças do mundo inteiro e as une para que tomem iniciativas relacionadas. Desde o seu lançamento em setembro de 2015, foram alcançados mais de 130 países e impactado mais de 8 milhões de crianças a cada ano.
Esta atividade contou com cerca de 3000 crianças e adolescentes do 5º aos 8º anos de vários concelhos de Santiago, onde participaram, na cidade da Praia, que este ano se realizou sob o formato de mega Gincana ODS.
Sobre o lema “Para uma Educação de qualidade sem deixar ninguém para trás” foi possível criar uma atividade preliminar inovadora com uma formação e empoderamento de jovens líderes comunitários através da plataforma da criada pela SportImpact do “Desporto para a Vida”, envolvendo associações comunitárias, plataformas para o desenvolvimento local e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde. Esta formação decorreu com a organização da Associação Cabo-verdiana Desporto para a Vida e teve o principal objetivo de fazer que a organização do evento da Gincana ODS fosse organizada pelos próprios líderes comunitários. O mais importante é que seja possível futuramente replicar esta fórmula e que os participantes na formação tenham a capacidade de gerar e captar os seus próprios recursos.
Além desta ação ser realizada com recurso a atividades lúdicas e com jogos pré-desportivos, a parte mais importante é a forma como é ensinada a importância dos ODS. É minha convicção que, apenas desta forma lúdica, é que é possível fazer com que as crianças possam interiorizar o conteúdo desta acção e o seu significado. Além disso, foi dada oportunidade aos jovens líderes locais para serem os atores principais na transformação e mudança, com o papel promotor da organização do evento.
Este evento teve igualmente a ilustre presença de Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, que gere o evento desportivo mais conhecido do mundo, os Jogos Olímpicos em que participam 204 países. Tendo ele aproveitado para destacar a importante parceria entre a organização que lidera e as Nações Unidas. Para as Nações Unidas, o Desporto é um dos mais importantes facilitadores do desenvolvimento sustentável. Descartar a importância da execução dos objetivos, é negligenciar toda a sua potencialidade de fenómeno de alteração do tecido social para uma mudança positiva da nossa sociedade.
Cabo Verde está de parabéns por organizar um momento marcante que tem a matriz inicial necessária para garantir o modelo necessário para garantir a intervenção comunitária na realização e perseguição dos ODS.