Chico Science e a intempestiva revolução do Manguebeat

PorPaulo Lobo Linhares,16 fev 2020 8:53

Na primeira semana de Fevereiro, há 23 anos, deixava-nos um dos músicos que acredito que se estivesse ainda entre nós muitas revoluções e marcas teriam aparecido na música brasileira. Falo de Chico Science.

Muitas foram as “revoluções” que depois aconteceram e marcaram a música brasileira. De uma diversidade impressionante. Sem ir mais atrás, nos anos 50 a beleza da Bossa que mais tarde terá vindo a ser “destronada” pelo então excentrismo do Tropicalismo. Entretanto, e convivendo com parte dos dois movimentos, não podemos esquecer o Samba-soul. Para além disso, a diversidade de ritmos locais, de Norte a Sul do Brasil inteiro, é notável. Nesta enorme disposição de informação, aparece nos inícios os anos 90 - Chico Science, e o seu enorme Manguebeat.

Ponto de paragem – Estado de Pernambuco, Recife e Olinda – regiões brasileiras de enorme riqueza folclórica, de onde o ritmo do Maracatu, é oriundo. As alfaias (tambores que definem o forte ritmo do Maracatu) são de uma cadência marcante.

O termo “Manguebeat”, junta a ideia de “mangue”, que designa um ecossistema típico do Nordeste brasileiro e da Cidade de Recife, com a palavra beat – batida musical.

Manguebeat foi provavelmente dos primeiros, senão o primeiro, movimento que atingiu proporções nacionais, com origem em ritmos específicos de regiões mais profundas do país.

Mais… foi uma “cena cultural” também baseada na música. Não só a música fazia parte do que foi um movimento cultural.

Voltando à música. Misturava elementos da cultura regional de Pernambuco, como o Maracatu rural, com a cultura mais pop, sobretudo o rock’n roll e o hip-hop, numa efervescência única. Aos tambores, Chico Science teve a mestria de fazer a fusão dos ritmos pop-electrónicos, provocando um balanço muito avultado e absolutamente marcante.

Nasce assim um nome que viria a fazer parte da música brasileira – Chico Science & Nação Zumbi.

Seria injusto não nomear aqui os parceiros de eleição de Science: Fred 04 e Otto, influentes em todo este processo.

Em meados dos anos noventa, após digressões no Brasil e em palcos estrangeiros, gravam os dois primeiros discos: “Da lama ao caos” e “Afrociberdélia”. Era o “Maracatu (quase que) Atómico”: as portas do mundo estavam abertas. Sempre atentos, os mídea e revistas conceituadas colocam os dois discos, nas 100 indispensáveis audições do mundo musical.

Infelizmente, Chico Science desaparece num desastre de automóvel, logo depois. Muito jovem, deixando tudo o que iniciou por completar. Dou comigo por vezes pensando que maravilhosos e surpreendentes caminhos teriam seguido as ideias deste quase génio. O que teria criado…onde estaria a magia do “Maracatu Atómico”?

image

Felizmente ficamos com dois enormes álbuns. Apesar da dificuldade da escolha, deixo aqui como proposta o segundo álbum: “Afrociberdélia”.

Mais electrónico que o anterior, contudo a batida criada que funde a electrónica e os tambores – base do Manguebeat – é mais acentuada e afirmada. Ficou marcado pela enorme versão do tema “Maracatu Atómico”, mas ainda temas como “Macô” nos fazem ver a mestria de Science e de todo o movimento que ele embandeirava.

Termino perguntando de novo: onde estaria este pedaço da música brasileira, se não tivesse perdido o enorme e inovador (mesmo que por pouco tempo…) Chico Science – certamente uma das maiores figuras da historia da musica brasileira.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 950 de 12 de Fevereiro de 2020. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,16 fev 2020 8:53

Editado porFretson Rocha  em  16 fev 2020 8:53

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.