Legionários de Cristo caídos em desgraça

PorAndré Amaral,6 fev 2014 16:30

Durante mais de 60 anos o Padre Marcial Maciel dirigiu a ordem religiosa Legionários de Cristo. Os seus sucessores tentam agora salvar a ordem depois de se descobrir a vida dupla que o seu histórico líver teve nesse período.

 

Legionários de Cristo, uma ordem religiosa católica caída em desgraça, veio hoje a público pedir desculpas às vítimas do seu fundador, um homem que pregava a fé mas que era ao mesmo tempo “pedófilo, mulherengo e toxicodependente”.

Esta ordem religiosa, que era gerida debaixo de grande secretismo, veio agora acusar o padre Marcial Maciel de “comportamento repreensível e imoral” no período em que liderou os Legionários de Cristo, desde a sua fundação em 1941 até 2006, ano em que Bento XVI o destituiu do cargo.

Outrora considerada como a ‘menina dos olhos’ do Vaticano esta ordem está falida desde 2010 e encontra-se agora perto da sua dissolução.

O pedido de desculpas surgiu depois do relatório das Nações Unidas ter destacado os Legionários de Cristo como um dos exemplos de encobrimento de abusos sexuais de menores por parte da igreja católica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:André Amaral,6 fev 2014 16:30

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.