A informação é confirmada pelo vereador que responde pelo pelouro de Saneamento e Ambiente, Irlando Ramos.
“A Câmara Municipal acaba de adquirir um lote de contentores de lixo, de 800 litros, precisamente para reforçar o sistema de saneamento básico em todo o concelho”, afirma.
Segundo o autarca, foram adquiridos mais de trinta contentores e a autarquia está a aguardar uma segunda remessa, num investimento feito através do Fundo do Ambiente.
A aquisição de um camião para reforçar o sistema de recolha de lixo é outro objectivo a curto prazo.
“Nós temos equipamentos já com alguma idade e que necessitam de ser substituídos. Tivemos uma avaria no camião principal que faz a recolha e tivemos alguns dias com alguns problemas. O camião não está a 100 por cento mas temos de conseguir dar resposta ao sector, para manter a cidade limpa e mais saudável”, sublinha.
A autarquia espera concretizar, em 2018, os investimentos no sector de gestão e tratamentos dos resíduos líquidos, o que inclui a extensão da rede de esgotos e construção de uma ETAR .
As obras estão contempladas no plano director de saneamento e água para Santo Antão, em fase de negociação entre o governo e o financiador, o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África.