Problema de água no Planalto Norte resolvido até meados deste ano – Câmara Municipal

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,10 fev 2018 10:37

O problema de abastecimento de água no Planalto Norte, interior do Concelho do Porto Novo, em Santo Antão está com os dias contados. Quem o garante é a Câmara Municipal local, que prevê a conclusão do projecto de abastecimento de água para a localidade em meados deste ano.

Segundo o vereador do ambiente e saneamento, Irlando Ramos, em entrevista à Rádio Morabeza, o projecto consiste na bombagem de água da zona de Escravoeirinhos, nas imediações de Martiene.

“Podemos dizer que sim. O problema de abastecimento de água para às comunidades do Planalto Norte está em vias de ser solucionado, com o projecto que pretendemos levar água a partir de Escraveirinho para todo o Planalto. São sistemas de bombagem de água”, explica.

Todos os sistemas de bombagem vão funcionar através de energia solar.

O abastecimento é feito através de água auto-transportada. O projecto para pôr fim a essa situação contempla a construção de reservatórios para abastecer as sete localidades, que compõem o Planalto Norte. Trata-se de um projecto que contempla apenas água para abastecimento público.

“A questão de água para o gado vai continuar a ser um desafio para os próximos tempos”, esclarece.

Segundo a Câmara Municipal do Porto Novo, a implementação do projecto deve começar brevemente, aguardando apenas pela conclusão da parte técnica.

A iniciativa está orçada em cerca de 40 mil contos e conta com parcerias da autarquia porto-novense, do Ministério da Agricultura e Ambiente, da Agência Nacional de Água e Saneamento, da Cooperação Luxemburguesa, Nações Unidas, Instituto Camões e Associação de Património de Mértola.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,10 fev 2018 10:37

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.