Segundo o vereador do ambiente e saneamento, Irlando Ramos, em entrevista à Rádio Morabeza, o projecto consiste na bombagem de água da zona de Escravoeirinhos, nas imediações de Martiene.
“Podemos dizer que sim. O problema de abastecimento de água para às comunidades do Planalto Norte está em vias de ser solucionado, com o projecto que pretendemos levar água a partir de Escraveirinho para todo o Planalto. São sistemas de bombagem de água”, explica.
Todos os sistemas de bombagem vão funcionar através de energia solar.
O abastecimento é feito através de água auto-transportada. O projecto para pôr fim a essa situação contempla a construção de reservatórios para abastecer as sete localidades, que compõem o Planalto Norte. Trata-se de um projecto que contempla apenas água para abastecimento público.
“A questão de água para o gado vai continuar a ser um desafio para os próximos tempos”, esclarece.
Segundo a Câmara Municipal do Porto Novo, a implementação do projecto deve começar brevemente, aguardando apenas pela conclusão da parte técnica.
A iniciativa está orçada em cerca de 40 mil contos e conta com parcerias da autarquia porto-novense, do Ministério da Agricultura e Ambiente, da Agência Nacional de Água e Saneamento, da Cooperação Luxemburguesa, Nações Unidas, Instituto Camões e Associação de Património de Mértola.